terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O desconhecido por detrás da lenda - Amilcar Justo


Para os menos atentos, Amilcar Justo é o escritor dos discursos de quase todas as estrelas de futebol. Com o seu estilo inovador, inventou o "prontos" e o coçar da patilha. Mas o seu ponto alto, foi o discurso de Cristiano Ronaldo ontem em Zurique. Estivémos à palavra com Amilcar Justo:

Qual foi o ponto de partida para o discurso de Ronaldo?
- Sempre achei que se deve começar de forma explosiva, por isso escrevi: "Queria deixar já uma mensagem pá minha mãe e pás minhas irmãs... podem largar os fogos!".

Mesmo assim, queria que fosse um discurso tocante.
- Sim, pedi ao Ronaldo para agradecer aos pais, ao agente, às irmãs, aos colegas de equipa, etc. e aos amigos, dando o toque: "Vocês sabem quem são" e "E todos os outros sabem do que estou a falar".

Mas quis agradecer a uma pessoa especial, não foi?
- Ao Zé.

Porquê?
- Ele sabe do que estou a falar.

E o prémio? A forma como o descreve é sublime.
- "A coisinha que está aqui". Quis dizer duas coisas. Que estava ali e que era uma coisa mais pequena que eu.

"Estou muito feliz. Este é dia mais feliz da minha vida". O que queria dizer com esta parte do discurso?
- Isso foi o Ronaldo a improvisar. Não foi escrito por mim. Eu bem lhe disse para não inventar, mas você conhece este jogadores da bola.

Despedimo-nos desta entrevista com... bom, vamos deixar o Amilcar terminar a entrevista com o seu toque artístico.
- Aqui vai: Muito obrigado a todos. Divirtam-se e muito obrigado a todos. Obrigado.