terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Classe

Ronaldo - Melhor do Mundo 2008

Tão indiscutível como justo. Uma época verdadeiramente demolidora.

Para o pleno faltou o quase. E claro, infelizmente para os que mais torceram por ele, o quase foi a selecção.

O aviso está também já feito. Haverá luta por mais prémios destes.

Uma vitória....de classe.


Dos 5 finalistas, para mim há 3 jogadores fora de série: Ronaldo, Kaká e Messi.

Dos 5 finalistas, para mim há 3 jogadores realmente espectaculares: Ronaldo, Messi e Torres

Dos 5 finalistas, para mim há 2 jogadores de classe pura: Kaká e Xavi (curiosamente 4º e 5º)


Analisando a tabela dos resultados deste ano com o histórico de vencedores desde 1991 parece-me que há uma batalha pelo trono do futebol mundial:

Os jogadores espectaculares Vs Os jogadores de classe


Este ano o poder foi tomado de assalto (com sprints e dribles quase extra-terrestres) pelos primeiros, arrebatando sem apelo nem agravo os 3 primeiros lugares do topo, com o rol "escudeiros" - Eto'o, Villa, Arshavin, Drogba, Ibrahimovic, Adevayor, Ribery, Aguero... Mas os segundos estiveram na luta (longe, mas na luta). Vide Káká, Xavi, Gerard, Fabregas, Lampard, Deco...

Desde 1991 que a batalha se mantém, de um lado jogadores sóbrios, elegantes que destilam a classe em cada passe, recepção, movimento, remate... Jogadores que deixaram o seu nome pois fizeram história, são eles: Kaká, Zidane, Rivaldo, Baggio, Van Bsten, Matthaeus...Do outro lado, Ronaldo, Ronaldinho,Weah, Romário - elementos tão irreverentes quanto explosivos, jogadores marcantes e capazes de a qualquer momento fazer miséria e...magia.

Restam duas excpeções. Também eles jogadores únicos e fruto de contextos e realidades diferentes. Cannavaro, um defesa central fantástico com a altura de um jogador de futebol 5. Um jogador raçudo, rato como poucos e coroado no seguimento do sucesso da Squadra no Mundial. Uma vitória à italiana...

A outra é nossa. Portuguesa e verde e branca. Um jogador que pode não ficar na história como um Maradona ou um Pelé, mas que junta quase certamente o melhor dos dois mundos em disputa. Uma explosividade quase ímpar ao seu tempo (superada apenas pelo fenómeno) de um extremo com a elegância, raciocínio precisão de um distribuidor. A isto juntamos um perfil de liderança nata. Realmente um jogador que vai deixar muitas saudades.

Faltará com certeza a vitória de um Guarda Redes, mas isso não será difícil de explicar: Simplesmente um GR não vende tanto. Mas ainda há a esperança de Casilhas ou Buffon vingarem o grande Peter Schmeichel. (só para falar de tempos mais recentes)

Certo e tão impressionante será a capacidade do futebol se regenerar (qual academia verde e branca), quando pensamos que já vimos tudo, que depois deste ou daquele será a descer...lá aparece mais um estratosférico para nos deslumbrar...E parece que já está na calha a sucessão!


Noutro registo:

"Também estive com Alex Ferguson e bebi vinho com ele. Mas a garrafa era dele... Estivemos à conversa por meia hora, contei-lhe como iria jogar contra ele e ele disse-me o onze contra nós.” - Mourinho - Se isto for verdade, é só juntar Lippi e Capelo e temos uma verdadeira....Classe à parte.