quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Descubra as diferenças..

Muito se falou na semana que antecedeu o derby do caso Liedson, se ele deveria ou não ter jogado esse jogo, e da diferença de tratamento dada a este jogador e aos brasileiros do Futebol Clube do Porto.
Dizem os críticos (principalmente aqueles que não queriam ver jogar o melhor jogador do campeonato português) que o Sporting foi muito brando na repreensão do jogador brasileiro, enquanto o Porto teve um comportamento exemplar. Este comportamento levou mesmo o jornal desportivo de maior tiragem no nosso país, a atribuir a Pinto da Costa a medalha de Ouro, nos seus prémios diários.
Mas que diferenças fundamentais foram essas?
Analisando os factos, vejamos o tratamento que foi dado pelo Sporting a Liedson, e pelo porto a Diego (sim, porque este é o único que tem um lugar importante no onze portista, e por isso o único minimamente comparável).

- Diego foi treinar para a equipa B, Liedson treinou na equipa principal (note-se que o Sporting não tem equipa B)

- Diego entrou na segunda parte, Liedson jogou de início (note-se que o jogo do Sporting era muito mais importante do que o jogo do Porto)

- Não se sabe o valor das multas que ambos os jogadores terão que pagar.

São assim tantas as diferenças? Diego jogou quando o Porto precisou dele, Liedson jogou quando o Sporting precisou dele. Que importância tem ir treinar para a equipa B se depois se joga na mesma? O que incomoda a um jogador treinar numa equipa B? A meu ver não incomoda nada. Passa uns dias mais relaxado em que pouco ou nada corre.

O relevante é a multa financeira. Isso é que os chateia. Chegarem ao fim do mês e não receberem o que queriam. E essa multa, em qualquer dos casos, não sabemos qual foi. Por isso (e esperando que esta multa seja bastante elevada) acho que o Sporting fez bem. Tomou a decisão que, provavelmente, menos penaliza desportivamente o clube. E Liedson jogou e Liedson correu muito e LIEDSON RESOLVEU!!!!