terça-feira, 22 de março de 2005

Lampionagem - esse bicho estranho

Ontem o Sporting tinha (como diz na crónica do Zé Manel no jornal "A Bola) 6 milhões e meio de adeptos (6 milhões do slb e 500 mil do Sporting, embora acredite que somos um bocadinho mais que isso ;)), por isso pensei que hoje de manha iria ter os meus amigos encarnados todos contentes, a agradecer a ajuda preciosa do Sporting, após a vitória sem contestação de ontem à noite. Enganei-me!

As duas pessoas que escrevem neste blog são minhas amigas. Neste blog a grande maioria de artigos escritos destina-se a criticar o Sporting. Tinha curiosidade para ver o que eles diziam após o jogo de ontem, se expressavam algum contentamento pela vitória leonina. Eis o meu espanto quando vejo artigos a dizer mal do Sporting, que deviam ter ganho por muitos mais, que somos todos anti-benfiquistas, que o nosso treinador é um anormal, que o Paulo Andrade é não sei o quê... Acho especialmente estranho a parte da acusação importante dos sportinguistas serem acima de tudo anti-benfiquistas vindas de quem (Gwahir) se refere ao que sente pelo Sporting como ".. visceral..asco inigualável, um desprezo ciclópico e transcendental..". Como é que alguém assim pode se queixar que os outros são anti alguma coisa. Estes mesmos benfiquistas (ou anti-sportinguistas) que se assumem do Newcastle desde pequeninos, ficam chateados porque não gostamos do slb, e por isso somos anti-benfiquistas, e não sportinguistas.
Impressiona-me por vezes o que o futebol consegue fazer. Como é que pessoas que considero meus amigos e por quem tenho algum respeito (senão não fazia sentido serem meus amigos) se cegam desta maneira com o futebol, insultando tudo o que lhe passa pela cabeça. Sejam amigos, familiares, colegas de trabalho, não interessa, se são do clube adversário (nestes caso, Sporting) são merda. Esta maneira de pensar faz-me confusão.

Outra coisa que me faz confusão na maioria dos adeptos encarnados é a sua simpatia por José Mourinho. Não ligam ao facto de ele ter marimbado no benfica para tentar ir para o clube rival (Sporting) e ter dado muito títulos ao porto, mas defendem-no a todo o custo. E uma coisa engraçada é o argumento que usam para o defender, puxo por ele porque ele é português. Parece um argumento credível. Mas quando nos jogos europeus perguntam se eles vão puxar pelo Sporting respondem que não. Estranho? Então os sportinguistas não são portugueses? Claro que sim, dizem eles, mas temos muito amigos do Sporting.. Ah! Agora percebi, eles gostam que os portugueses tenham sucesso lá fora, desde que isso não alegre amigos deles. O que nos leva a ter amigos é o forte desejo de os ver chateados, irritados, furiosos, senão para que é que tínhamos amigos?

Enfim, não é fácil entender esta espécie...

P.S. Deixo fora deste artigo o meu amigo Poster, lampião convicto mas com quem (apesar de não concordar com muitas das suas opiniões) ainda é possível falar de futebol.