terça-feira, 9 de agosto de 2005

Pequena análise aos 3 grandes

Estou de volta. Após algum tempo de prolongada ausência, por motivos profissionais, volto com um pequeno post a analisar o estado dos três maiores clubes portugueses. Sei que não tenho a capacidade de análise e a excelência da escrita do meu amigo Jean, mas gosto de dizer uns disparates por isso aqui vai uma pequena análise aos três grandes após a pré-temporada.

Sporting
Pelo que tenho visto não está pior do que na época passada. As saídas não foram tantas como se esperavam e os poucos reforços que apareceram (principalmente Deivid e Edson) parecem ser bastante úteis. A minha maior preocupação está nos defesas centrais. O ano passado não estiveram bem e este ano sem Enakarihre temo o pior. Falta um jogador de classe para jogar ao lado de Beto. De resto, Edson parece ser um bom substituto para Rui Jorge (ainda por cima marca golos), o meio campo apesar das saídas continua com bastantes soluções, e o ataque está mais forte com a entra de Deivide (especialmente mais forte se deste modo não tiver que jogar o Sá Pinto).

Porto
Ainda é para mim uma incógnita, o potencial desta equipa. Parece ter muitas soluções do meio campo para a frente e por vez pratica bom futebol. No entanto não podem jogar todos, o que pode vir a trazer confusão no balneário, e a defesa não me parece ter a força de outros anos. Espero que quando as coisas começarem a correr mal comecem todos as cabeçadas e a equipa se destrua.

Benfica
O campeão nacional parece-me o mais forte dos três. Aproveitando a receita da venda de Miguel, contratou Tomasson e Kalou e tem agora um ataque temível. Juventus e Chelsea já sentiram bem o poderio ofensivo desta equipa. De resto, Beto parece uma boa (surpreendente) contratação e a defesa parece a mais segura dos três grandes, com várias alternativas, especialmente no centro da defesa, onde possuem 4 boas alternativas.

Bem, venham os jogos oficiais... FORÇA SPORTING!!!!!