terça-feira, 31 de maio de 2005

Final da Taça

Muito se tem falado ultimamente, neste blog, do Sporting.
Para mostrar que este blog não tem cor clubística definida decidi fazer um post para falar do Sport Lisboa e Benfica.

Esta semana achei estranho o prolongar da festa encarnada ao longo da semana, quando ainda faltava jogar um jogo importante (eu sei que agora os adeptos do benfica dizem que a taça não vale nada, mas apesar de valer pouco de facto, é a segunda competição mais valiosa em Portugal e era por isso um jogo importante). Segunda e terça feira, os jogadores do benfica foram festejando por Lisboa a conquista do título.
Comentei com amigos meus do benfica que achava estranho o que se estava a passar, que não era normal a 4 dias da final da Taça aquela quantidade de festejos, que o Vitória de Setubal se estava a preparar há meses para esta final e que ia ser um jogo díficil. Mas tal como os dirigentes encarnados, também os meus amigos falavam na dobradinha como um dado assumido.

O que se viu no domingo, no entanto, confirmou o que se tinha passado durante a semana. Os jogadores do benfica não podiam com as pernas e o Setubal ganhou e bem.
Depois disto, Trapattoni passou de bestial a besta (fazendo o inverso do que tinha feito nas duas semanas anteriores) e agora estão todos muito contentes com a sua saída. Mas terá sido culpa de Trapattoni a ida a Camara? o Passeio por Lisboa? O jantar nas Docas? A gala da Superliga? Eu acho que não...

O que se passou foi que...

NINGUEM PÁRA O VITÓRIA, NINGUEM PÁRA O VITÓRIA,
NINGUEM PÁRA O VÍTÓRIA, OH, EH, OH!!!!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2005

Quem são os mais inteligentes?

1- Os adeptos do Porto, que avisaram que iam para a Avenida dos Aliados bater nos adeptos do benfica, se o benfica fosse campeão e cumpriram a promessa.
2- Os adeptos do benfica, que sabendo disto foram à mesma e por isso levaram.
3- Os Policias, que sabendo da ameaça e prevendo que os adeptos do slb fossem para lá à mesma, não estavam em número suficiente na avenida dos Aliados no final dos jogos.

Obviamente, acho reprovável que se passou na Avenida dos Aliados. Mas não deixo de achar muito estranho como é que uma situação tão prevísivel aconteceu de facto.

Obrigado Capitão!

Penso que ontem tenha sido o último jogo da carreira do capitão do Sporting (confirmas, Jean?), Pedro Barbosa. Infelizmente, o Sr. António Costa não permitiu que ele saísse em alta. Depois da sua entrada parecia que o sporting iria dar uma brilhante reviravolta, mas o Sr. árbitro decidiu que a carreira de Pedro Barbosa devia acabar antes dos 90 minutos. Foi pena!

Caso se venha a confirmar o fim da sua carreira, quer agradecer tudo o que Pedro Barbosa fez nos anos que esteve no Sporting. OBRIGADO CAPITÃO!!!!

A pior arbitragem do ano

Ontem decidi deslocar-me ao Estádio Alvalade XXI pensando que iria, pela primeira vez esta época, assisitir a um jogo aberto, descontraído, uma vez que este jogo pouco interessava a ambas as equipas. Isto porque não me passava pela cabeça que o Porto não ganhasse à Académica. Enganei-me redondamente e irritei-me ainda mais.

O Sr. António Costa (depois da brilhante arbitragem no jogo na Luz para a Taça) fez a pior arbitragem que eu me lembro de ter visto. Dos primeiros três golos, dois são em foras de jogo claríssimos e o outro tenho dúvidas. O primeiro fora de jogo foi preciso ter coragem para não marcar de tão evidente que foi. Para além disso, este senhor ainda conseguiu não ver um penalty escandoloso sobre o Liedson, uma agressão ao Custódio, e decidiu expulsar o nosso capitão incompreensivelmente. Sendo este um jogo tão pouco relevante, porquê esta roubalheira?

sexta-feira, 20 de maio de 2005

O final de uma semana terrível

Quarta-feira foi o culminar de uma semana de grandes desilusões.
Depois de um grande balde de água fria no jogo com o Benfica, mais um grande tristeza no nosso próprio estádio numa final europeia. Foi pena!

Concordo com o meu amigo Jean que devemos estar orgulhosos da prestação do nosso clube na taça Uefa, e em particular nesta final. O Sporting fez uma grande primeira parte e, infelizmente, não teve condição física para aguentar a segunda. Penso que esta foi a razão principal que levou o Sporting a perder as duas competições em que se via envolvido neste final de época, cansaço. Já aqui há uns tempos, num outro post, o Jean tinha avisado que ia ser difícil lutar em duas competições, e isto veio, infelizmente, a confirmar-se. Apesar de ter, penso eu, o maior número de soluções da Super Liga, o Sporting não teve capacidade física para aguentar o desgaste das duas competições e, principalmente, apanhando uma equipa fresca e muito perigosa no contra-ataque, não aguentou.

Não concordo, no entanto, que o único erro de Peseiro tenha sido a inclusão de Rodrigo Tello. Penso que houve mais. Rogério não fez uma mau jogo, mas penso que só na primeira jornada ganhámos com Rogério no meio campo. O Sporting na segunda parte não tinha um meio campo combativo (como necessitava) e o Peseiro não mexeu. Custódio não jogou e não se percebeu porque. Poderia não estar a 100% mas para entrar aos 60 minutos devia dar. De resto, tivemos ainda o azar do Enak fazer, provavelmente, o seu pior jogo com a camisola do Sporting, do Ricardo não ter feito uma única defesa e do Rogério ter acertado no sítio mais difícil.

Apesar de tudo, como já disse estou orgulhoso do jogo de quarta.
VIVA O SPORTING!!!!

terça-feira, 17 de maio de 2005

Quantos árbitros temos em Portugal?

Após ter apitado na semana passada o jogo Benfica-Sporting, Paulo Paraty foi agora nomeado para apitar o Porto-Académica, mas será que não temos mais árbitros em Portugal?
Por que raio um mesmo árbitro tem de apitar dois jogos decisivos?

segunda-feira, 16 de maio de 2005

(Talvez o pior) Jogo do século

(Eu sei que é exagero. O jogo foi muito fraquinho mas não foi com certeza um dos piores deste campeonato)

1- O que passou pela cabeça do treinador do Sporting para ir à Luz jogar para o empate?
Sabendo que o Sporting se ganhasse ficava quase campeão, é a equipa que melhor joga ao ataque, as características de grande parte dos jogadores não são para jogar à defesa e guarda redes e defesas não dão mínima confiança de segurar um 0-0, o que terá passado pela cabeça de José Peseiro para ir à luz jogar para o 0-0?

2- Penso que não houve falta do Luisão sobre o Ricardo.
Não sei se na área contrária o árbitro decidiria da mesma maneira (não o fez num lance semelhante do Sá Pinto), mas o certo é que acho que o árbitro decidiu bem, e por isso acho que não há que discutir a arbitragem, que num jogo muito difícil até esteve bem (também se pode discutir a expulsão ridícula do Beto, quando comparada com os insultos do Simão, mas também não teve influência no resultado).

3- Porque é que o Ricardo é sempre a mesma porcaria nos cruzamentos?
Lá se foi o Euro, lá se foi o campeonato…

4- Liedson resolve?
Não sei se resolveu, mas foi muito influente a sua ausência.

sexta-feira, 13 de maio de 2005

Amanha temos jogo do titulo



Força Sporting!

Pesadelo

Há uns dias que ando a dormil mal por causa do jogo do próximo Sábado. Irra que o jogo nunca mais acaba....
Mas na última noite foi demais. Sonhei que o Sporting tinha perdido. Sonhei que no dia seguinte a capa de "A Bola" tinha o Luis Filipe Vieira de cuecas a festejar o titulo, até parecia que tinha ganho um campeonato de Futsal.
Acordei assustado e não voltei a adormecer. Que pesadelo!

quarta-feira, 11 de maio de 2005

Ainda o cartão amarelo ao Liedson

Houve uma coisa que me fez um bocado de confusão na história do cartão amarelo ao levezinho. Os jogadores do Guimarães, a perder por 1-0 em tempo de compensação, com uma bola disponível, pronta para jogar, ficaram a perder tempo a pedir um cartão amarelo para o nosso ponta de lança. Porquê?

terça-feira, 10 de maio de 2005

Sporting líder

Doi, N'doye?

Liedson resolve... ser burro

Obviamente não estive esperei pelo final do jogo de segunda feria para escrever sobre este assunto. Hoje queria apenas estar contente por o Sporting ser líder do campeonato e manter a confiança na vitória no campeonato.
Mas ontem em vez de sair de Alvalade radiante com a liderança, saí bastante chateado com a atitude do nosso ponta de lança.
Não consigo perceber o que terá passado pela cabeça do melhor jogador do campeonato para fazer uma burrice daquelas. Chutar uma bola para longe naquela altura do jogo é uma infantilidade inadmissível num jogador daquela categoria.
É certo, que o árbitro esteve quase para não mostrar (se calhar se fosse outro o jogador não teria mostrado), é certo que a lei é um bocado estúpida, pois hoje em dia os apanha bolas repõem uma bola imediatamente e chutar a bola para longe não perde tempo nenhum, mas o que também é certo é a lei diz (acho eu) que quem chuta a bola para longe para queimar tempo leva amarelo e foi isso que o levezinho fez. Burro!

sexta-feira, 6 de maio de 2005

A tal cometição de pouca importância...

Para aqueles adeptos do clube dos 14 milhões que ontem viram a sua equipa do coração (o AZ)perder o acesso à final da Taça Uefa, e que por isso a apelidam de "uma competição fraca e de pouca importância", aconselho a leitura deste artigo do Master Kodro, no 4-4-2.
Como podem ver as equipas que passaram este época por esta competição não eram tão insignificantes como isso. E recordo também que o lider do nosso campeonato também andou por esta competição, embora já ninguém se lembre...

quinta-feira, 5 de maio de 2005

Afinal há benfiquistas sensatos - parte II

Parece incrível mas é verdade. Afinal existem mais benfiquistas sensatos.
Leia-se o que diz Pedro Mexia, no blog Fora do Mundo.

"Sou do Benfica. Sócio e tudo. Mas isso não impede que fique incomodado quando percebo que o Benfica é favorecido pelos árbitros. Eu quero que o Benfica ganhe, mas que ganhe porque merece, e não por causa de erros e trafulhices.

Claro que os benfiquistas não admitem que se escreva isto. Um benfiquista que escreva isto, dizem, «não é realmente do Benfica»."

terça-feira, 3 de maio de 2005

Afinal há benfiquistas sensatos...

Excertos do artigo de Ferreira Fernandes no Correio da Manhã

"Sou benfiquista e estou incomodado. Envergonho-me pelos favorecimentos ilegítimos que, esta época, o Benfica tem tido. Sendo benfiquista, não posso dizê-lo? Não importa, digo-o na mesma. Era o que faltava, prescindir do meu direito de falar sobre o futebol, quando a minha vida foi toda determinada por não deixar de ter opinião."

"Esta época, o Benfica ou ganha o campeonato ou não ganha. Se não ganha, será mais um, em onze anos, a não ganhar. Se ganha, é para esquecer: assim não quero. Cá estarei para o ano, para sair à rua, gritando pelo meu Benfica que ganhou um campeonato, o primeiro limpamente ao fim de uma dúzia de anos"

Afinal há benfiquistas que não são cegos e que sabem ver as coisas como elas são.

segunda-feira, 2 de maio de 2005

É um exagero..

Acho claramente exagerado estar dizer que os árbitros estão a levar o clube dos 6 milhões (em África) ao colo.
É certo que nos últimos três jogos, os árbitros João ferreira, Hélio Santos e Mário Mendes fizeram arbitragem muito habilidosas, inventaram livres, expulsaram jogadores adversários injustamente, inventaram penalties e fizeram vista grossa a lances para penalty na área encarnada. Tudo isso é verdade.
Mas nenhum destes árbitros marcou algum golo, fez algum remate ou sequer um cruzamento para a área. Isso sim, seria escandaloso. Será que ainda vai acontecer?
Já estou a imaginar se por acaso calha o Sporting estar a ganhar na Luz perto do fim, o Bruno Paixão (por exemplo) a ir para a área num canto para tentar cabecear...

Lembram-se?

A 29 de Novembro, o Críticos da bola (ou parte dele) acreditou....
Na última semana ele justificou...